segunda-feira, 9 de março de 2009

The Strand

Meus amigos, peço desculpa de não dar noticias com mais frequência. Tenho andado realmente atarefado. Vou tentar encurtar o tempo que entretanto passou a ver se consigo pôr o blogue em dia.
Bem, a ultima mensagem era que tinha chegado a Townsville...
Fiquei durante a primeira semana e meia numa casa de madeira, ao estilo antigo desta zona da Austrália (Queensland), onde vivem cinco pessoas. Como tinham um quarto vago lá me deram guarida. Essa casa fica mesmo em frente ao "The Strand", que é a avenida das praias e que até tem uma piscina de água salgada. A localização é excelente e ainda tem uma particularidade muito agradável, como a casa fica um pouco recolhida entre dois pequenos prédios de apartamentos foi possível criar uma verdadeira selva toda a volta da casa. É realmente uma casa especial, o único problema é que com tanto mato os mosquitos não me deram quartel. Fiquei a conhecer o Clement, do qual já tinha falado e a Rebecca. A Rebecca é inglesa de uma zona a norte de Londres, que ainda não consegui perceber bem onde, e está a fazer um PhD em biologia marinha, o curso mais forte aqui, por razões óbvias. Gostei muito de os conhecer e já me tem dado muitos frutos, e devido a ter estado naquela casa não consegui deixar de fazer tudo para alugar uma casa na mesma zona.
"The Strand" é uma avenida onde as pessoas vão, normalmente mais ao final do dia mas está sempre com algumas pessoas, para fazer exercício ou ir à praia. As praias não são nada grandes em Townsville mas são de areia fina e como cenário temos a "Magnetic Island", que é uma ilha grande, muito próxima da costa e completamente verde. A água é do tipo sopa, como seria de esperar, o que não é muito refrescante, pelo menos nesta altura do verão. Pelo que me disseram o inverno aqui tem muito melhor tempo que o verão, que é a estação das chuvas. O que mais me impressionou foram as redes na praia. Eles têm umas redes, grandes o suficiente para uma pessoa nadar à vontade, que servem para proteger os banhistas. Em todas as outras zonas, sem rede, existem placas com proibido nadar devido às alforrecas, do tipo Caravela Portuguesa. Eu, como Português que nada em todo o lado sem grande receio, experimentei ir até à borda de uma dessas redes e limitar-me a olhar para lá dela. Tive a sensação que ia saltar um crocodilo direito a mim a qualquer momento! Curiosamente, contaram-me que pouco antes de aqui ter chegado, devido às cheias um tipo atropelou um crocodilo em plena estrada de cidade. Deve ter pensado que era uma lomba... Também é verdade que desde que cá estou, umas três semanas parece, já vieram nadar para junto da costa crocodilos de água salgada por duas vezes. Bem, a realidade é que apesar disso tudo vejo com frequência aulas de surf com adolescente a nadar em cima de pranchas, fora das redes. Uma grande diferença nesta avenida é que apesar de ser a avenida das praias e dos passeios familiares existe apenas uns quantos cafés e restaurantes. Discretos e realmente pouco frequentes, em Portugal e na Europa em geral esta avenida, como muitas que conheço, estaria completamente povoada de cafés, bares e restaurantes.

É completamente impossível conseguir por este blogue em dia....

2 comentários:

  1. Bem, mas realmente tu estas mesmo muito bem, não é?
    Quero uma foto no proximo post!

    Besos!
    Ánegla

    ResponderEliminar
  2. Tenho que ver se ponho umas fotos, da casa e das minhas viagens a ilhas paradisiacas. Tambem ja fui mergulhar na grande barreira de recife de coral. Nadei com tubaroes... Estou mesmo muito bem, a ter sucesso na faculdade e afins...
    Tenho ido ao teu blogue mas nao tenho deixado mensagens, sei la porque. Nao valho nada. E bom saber que por ai andas. Vai dando noticias do resto do pessoal e nao te esquecas de me dizer como e que vai a companhia... As noticias que recebo sao um bocado preocupantes!

    Um grande beso!

    ResponderEliminar